O que podemos dizer sobre o "Fim do Mundo"?

Com certeza, o desenrolar desse evento é completamente diferente da ficção e das especulações comumente difundidas. A profecia no Apocalipse não trata primordialmente do fim do mundo, trata também do mundo sem fim, e de uma série de etapas e eventos que deverão se cumprir até lá. Segundo a profecia, o mundo deverá passar por grandes eventos, porém, vai durar pelo menos um pouco mais de mil anos ainda...

Vamos procurar de forma simples e objetiva explicar o que as profecias falam sobre o assunto.

Muitos confundem eventos do Apocalipse com o fim do mundo, mas Apocalipse não é só o fim do mundo. Outra coisa importante a considerar é que as profecias nos permitem saber a proximidade dos eventos, porém de forma alguma nos permite calcular sua data exata. Deus reservou isso para si mesmo, portanto qualquer tentativa e divulgação de datas associadas a esses eventos serão falsas. Isso não passa de pura especulação.

O mundo vai acabar sim, mas não será tão cedo, pois esse fim não vai acontecer antes que todo o propósito de Deus venha a ser cumprido nesta terra. Deus tem ainda muito a fazer aqui, até lá deverão acontecer as seguintes etapas:

1 - Epílogo do modelo atual de governo

2 - Juízo consequente sobre a terra

3 - Armagedom, a guerra contra Deus

4 - Estabelecimento de um novo modelo de governo

5 - Restauração da terra

6 - Reino de Justiça

7 - Revolta final, Gogue e Magogue

8 - O "Fim do Mundo" e o Colapso Universal ( Fim do Universo)

9 - Juízo Final

10 -O mundo sem fim: Novos Céus e Nova Terra

Para entender melhor:

1 - Epílogo do modelo atual de governo : O governo atual se desenvolve até atingir o seu ápice: O Anti-Cristo.

O domínio total sobre os seres humanos no mundo, controlando e manipulando suas vidas e mentes, chegando a ponto de ditar o que as pessoas deverão pensar, sentir e decidir. Toda a tecnologia disponível, os meios de comunicação e religião serão manipulados para esse fim. O ser humano não terá verdadeira liberdade. Ele pensará conforme deliberação pré-estabelecida. Como querem que pensem, inclusive que são livres para fazer a própria vontade, mas a verdade estará muito longe disso. Cada ser humano no planeta poderá ser controlado e manipulado. Atualmente, já existe um alto grau desse controle. Esse ápice de controle constitui-se o objetivo principal do império do anti-cristo. Todos e tudo serão movidos e manipulados para o propósito definido por esse governo. Estamos nesse caminho, de forma subliminar as mentes e os corações se submetem a cada dia mais a esse domínio. O dominador dessa época vai dominar através da mentira absoluta, em oposição a Deus. Fará mudanças no registro do tempo para apagar a marca que Cristo deixou (aC, dC). O governo, se fará um "deus" na terra para ser adorado como tal e quem não o fizer sofrerá perseguição. Não podemos saber em quanto tempo isso acontecerá, apenas que tudo caminha apressadamente para essa conclusão.

Ap 13:16-17 E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.

2 - Juízo Consequente sobre a terra: O mundo deverá acertar contas com Deus!

Nessa fase, a terra passará por grandes transformações, catástrofes destruidoras, como nunca se viu antes nem se verá jamais. A geografia do planeta sofrerá mudanças, todos os elementos sustentadores da vida serão profundamente abalados. Isso porque, todo o mal e todas as injustiças já cometidas sobre a terra serão devolvidas ao mundo, misturadas com o juízo de Deus. Assim, a terra com seus moradores, receberá, em forma de juízo "acumulado", o retorno por todo o mal que se praticou neste planeta. Esse juízo será traduzido em catastrófes, pragas e destruição da natureza. Por um período de sete anos a terra manifestará um fenômeno extraordinário, ou seja, ela rejeitará os seus moradores querendo vomitá-los. Tamanha será a intensidade da ira derramada sobre ela. Os governos se desfarão, cairão de seus poderes como estrelas que despencam do céu dando lugar a um governo total e dominador. Nesse período a população do planeta será substanciamente reduzida em consequencia dos eventos acima. Tal período durará sete anos, divididos em dois periodos distintos de 3 anos e meio cada.

Mc 13:19 porque naqueles dias haverá uma tribulação tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.

3 - Armagedom, a guerra contra Deus: A terra se prepara para combater o próprio Deus.

Comandada pelo ditador totalitário o anticristo, os exércitos se formam e se juntam, sem saber que o verdadeiro inimigo é aquele que está sobre eles, o usurpador. Esse usurpador , o anticristo os levará à destruição. Deus enviará o seu Ungido para removê-lo do poder. O ditador com seus exércitos se reunirão para resistir, porém não poderá vencer ainda que supervalorize o seu poder cairá para sempre e será destronado e destruído juntamente com seu sistema de governo. O Armagedom não é uma guerra entre nações mas entre esse ditador usurpador e o próprio Criador. Deus, para livrar a terra do seu domínio enviará o seu Ungido e destruirá o anticristo.

Ap 19:19-20 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

4 - Estabelecimento de um novo governo na terra: Um reino de justiça será implantado.

Com o poder usurpador destronado, o Enviado de Deus estabelecerá um novo sistema de governo na terra. A mesma será purificada, todo mal será removido, e aqueles que praticam o mal e a corrupção serão tirados da terra.

Ap 20:4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

5 - Restauração da terra: A destruição da terra será revertida.

Esse novo governo vai iniciar um processo de recuperação do planeta que se encontra destruído. Todos os elementos serão restaurados para que a terra seja novamente habitada e próspera.

Is 65:20-25 Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não tenha cumprido os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; mas o pecador de cem anos será amaldiçoado. E eles edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o fruto delas. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhido gozarão por longo tempo das obras das suas mãos: Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade; porque serão a descendência dos benditos do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles. E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.

6 - Reino de justiça : A justiça florescerá no planeta.

Por mil anos a terra experimentará o poder e propósitos de Deus através desse governador enviado por Deus. Haverá justiça, prosperidade sem igual, não haverá fome, miséria nem iniquidade, não se cometerá mal sobre a terra, e as pessoas viverão muito mais tempo do que agora vivem. O inspirador do mal foi removido e preso e a terra terá paz. Até os animais mudarão o seu costume e viverão em paz uns com os outros.

Ap 20:2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.

Is 11:4-9 mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e a desmamada meterá a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.

7 - Revolta final: O ser humano posto à prova.

Após o referido período, apesar da prosperidade e justiça, as nações se inquietarão para resistir a esse governo. Por isso as nações serão provadas, o mal terá acesso novamente a terra e usará de engano movendo as nações contra o governo do Ungido de Deus. Os exércitos se formarão novamente para destronar o governo, mas saberão logo que foi sua ultima chance, Deus vai por um fim rápido a esse levante e concluir finalmente toda a obra na terra.

Ap 20:7-10 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

8 - O "Fim do Mundo" e o Colapso Universal: Finalmente o "FIM DO MUNDO"!

Haverá um colapso da dimensão material, os elementos serão desfeitos, a terra e o universo como nós o conhecemos chegarão ao seu fim dando lugar a uma nova dimensão. Aí, sim, teremos o "Fim do Mundo".

2Pe 3:10,12 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.
aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?

Ap 20:11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.

9 - Juízo final : Todos comparecerão diante de Deus.

Nessa nova dimensão ocorrerá o grande julgamento, no qual todas as almas comparecerão perante a presença Deus. Haverá dois tipos de pessoas:

a) Aqueles que, como réus, foram substituídos por Jesus Cristo, pois durante suas vida, abandonaram sua própria justiça e aceitaram o perdão e redenção de Deus. Esses verão todo o juízo de sobre suas almas lançado sobre a pessoa de Jesus Cristo, porque Ele, em substituição ao pecador, na cruz, se ofereceu para nos substituir. Nesse sacrifício, Ele, o Filho de Deus, padeceu a condenação do pecado em nosso lugar, suportando o juízo que pesava sobre nós. Nesse caso, o juízo já ocorreu na cruz de Cristo, e não será necessário enfrentar esse julgamento.

b) Aqueles que não aceitaram a redenção proposta por Deus em substituição a nossa justiça. Os tais serão então julgados pelas suas obras, ações e intenções e por toda omissão, isto é, o bem que deixaram de fazer. Observe que o padrão do julgamento divino não é o padrão humano, mas o padrão da bondade e amor de Deus para o qual o homem foi destinado. O desviar-se desse padrão foi o erro do homem, o pecado, cujo o significado indica: errar o alvo.

Muitos se acham justos, religiosos, e que podem ser justificados, diante de Deus, pelos padrões humanos. Tal suposição se constitui um engano colossal. Eu desejo, do mais profundo da minha alma, e assim como Deus também, que nenhum ser humano precisasse ser submetido a tão tremendo julgamento. Para isso, a escolha certa é o grupo "a" anterior.

Esses últimos, receberão de volta sobre si mesmos, em juízo, tudo o que fizeram por meio do corpo, e carregarão consigo, para sempre, a recompensa de suas obras e da rejeição da misericórdia de Deus.

"A Palavra de Deus deixa bem claro que: Não é sua vontade que homem algum entre em juízo, mas sim, que receba a redenção que Ele providenciou"

João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Ez 18:23 Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?

Ap 20:11-15 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

Ez 11:21 Mas, quanto àqueles cujo coração andar após as suas coisas detestáveis, e das suas abominações, eu farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor Deus.

10 - O "Mundo sem Fim" , novos Céus e nova Terra: O novo Universo.

Nessa nova dimensão, haverá nova criação, novos céus e nova terra em uma matéria diferente da que conhecemos hoje. Ali habitará para sempre a justiça e o verdadeiro amor será constante. Essa nova criação não será mais temporária, porém perene.

Ap 21:1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.

2Pe 3:13 Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.

Ap 21:4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Sabendo do grandioso e tremendo plano de Deus para o homem, não demore, mas se apresse em aproximar-se de Deus, através de Jesus Cristo. Busque com devoção viver pela fé e ser um verdadeiro vencedor, herdando todas essas coisas.

INFORMAÇÔES